Histórias de sucesso

Ferramenta para gestão de vendas

Criar uma ferramenta de análise que fosse capaz de armazenar os dados no nível de SKU sem utilizar um banco de dados de grande porte. Na verdade, o cliente exigiu que o banco de dados fosse o Access, mesmo sendo necessário armazenar aproximadamente 20GB de dados.

  • Limitação de tecnologia no ambiente do cliente
  • Volume de dados enorme para a plataforma disponível
  • Ausência de relatórios comparativos devido às limitações
  • Inteligência de divisão de dados em arquivos diferentes
  • Processo de consolidação dos dados transparente para o usuário
  • Parametrização da ferramenta via interface simples para usuários
  • Poder de análise nas mãos dos usuários
  • Aumento de confiabilidade dos dados
  • Possibilidade de novos relatórios comparativos
  • Maior segurança

Quando fizemos a primeira reunião com o cliente, ficou claro que o volume de dados usados em suas análises era gigantesco, pois o ERP tinha as vendas detalhadas no nível de SKU (produtos), mas não fazia as análises exigidas pela área de vendas, com cálculos preditivos e tomadas de decisões estratégicas.

Diante do cenário, questionei sobre a disponibilidade do Banco de Dados SQL Server, com o qual poderíamos armazenar todos os dados e executar os processamentos necessários, mas o cliente informou que a área de TI da empresa não permitia o uso do SQL Server por outras áreas de negócios. Resumo: A solução deveria usar o Access.

Diante da limitação do Access que permite arquivos com máximo de 2GB de tamanho, percebi que rapidamente atingiria esse limite se quisesse armazenar todos os dados no mesmo banco de dados. Conversando com o cliente, identifiquei que os dados de cada mês, separadamente, não atingiriam o limite, mas o cliente estava preocupado em ter os dados “no mesmo lugar” para fazer comparações.

A solução que apresentei, e que foi aplicada com sucesso completo neste projeto, foi gerenciar a divisão dos dados em diferentes arquivos através de uma programação estruturada que deixou o processo transparente para os usuários. Ao escolher os períodos que deseja comparar, a ferramenta se encarrega de buscar os dados externamente e disponibilizá-los virtualmente no mesmo local, sem a necessidade de armazená-los na mesma base de dados. Desta maneira, os usuários conseguiram trabalhar com mais de 20GB de dados no Access.

Após a entrega do projeto, o cliente passou a aplicar as análises preditivas que desejava e, inclusive, desenvolveu novos relatórios comparativos de períodos maiores a 2 anos, o que não era possível antes da ferramenta.

Conheça outras histórias de sucesso da Inoove:

Fale conosco pelo WhatsApp